Centros de Educação Ambiental, afinal de contas, o que são?
Temática
que começa a despertar interesse na atualidade, falar sobre Centros de
Educação Ambiental (CEAs) num país como o Brasil constitui, no mínimo,
um enorme desafio. A presente Rede parte da concepção de CEA que
considera como CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL toda aquela inciativa que
contemple as quatro dimensões a seguir explicitadas:

Estas
quatro dimensões seriam então a essência de qualquer Centro de Educação
Ambiental (CEA):
1) Espaço Físico, Equipamentos e Entorno
2) Equipe Educativa formada de profissionais em número suficiente para a
implementação das atividades propostas pelo CEA, com desejável caráter
multidisciplinar e que busque atuar sempre de forma interdisciplinar; e
3) Projeto Político-pedagógico, no qual esteja explicitados qual a
missão, objetivos e princípios do CEA, descrição das atividades
realizadas, delimitação do público, procedimentos metodológicos, formas
de avaliação da equipe e do próprio CEA, dentre outros pontos a serem
contemplados no projeto do CEA.
4) Estratégias de Sustentabilidade: considerando que não bastam apenas
dispor das três primeiras dimensões, mas o delineamento de um plano de
sustentabilidade para qualquer iniciativa que se proponha um CEA nos
parece fundamental.
Cabe ressaltar que não dispõe-se no Brasil de trabalhos que procuraram
discutir tais questões acerca das possíveis concepções de Centros de
Educação Ambiental. A presente Rede almeja fomentar um continuado debate
inerente a estas questões, com o intuito de construirmos concepções de
CEAs que representem a diversidade de iniciativas existentes no país e
que estimulem diversas instituições que atuam no campo da Educação
Ambiental a se pensarem como tal.
A concepção adotada por esta Rede é apenas um ponto de partida para esse
debate, não se tratando de algo encerrado e consensuado.
Faz-necessário comentar que há uma considerável diversidade de “tipos”
de CEAs, que trazem consigo uma infinidade de denominações: Centros de
Meio Ambiente, Núcleo de Educação Ambiental, Museus de Meio Ambiente,
Centro de Visitantes, etc, o que configura maior complexidade ao estudo
e à discussão desta temática. |